A Fortaleza - Residencia do Cel. da Guarda Nacional Ricardo Maranhão



Esta é a famosa residencia do Coronel da Guarda Nacional Ricardo Maranhão, conhecida na época como "A Fortaleza". Ricardo Maranhão foi um influente chefe político da cidade de Imperatriz no início do século XX. Construída no ano de 1912, é um dos mais antigos prédios residenciais ainda existentes na cidade. Situada na esquina da Avenida Frei Manoel Procópio com rua Barão do Rio Branco, com o número 368, não possui mais as características originais.

O escritor imperatrizense José Herênio de Souza, em seu último livro que conta a história de Imperatriz em seus primeiros 100 anos, fala a respeito deste tão importante domicílio residencial, nas páginas 150 e 151 da referida obra:

"Situada na Rua 15 de Novembro, atual 368, esquina com a Rua do Porto Grande, era o autêntico "bunker" onde o Coronel atuou alguns anos, inclusive como Chefe de Polícia e detentor do mando pessoal na cidade.

O seu vasto terreno de uns 1400m², ia até a beira-rio e era ornado por frondosas palmeiras e generosos "olhos d'agua". Em tal espaço acomodavam-se os seus "homens de confiança".

Nem mesmo a policia estadual ousava pisar em sua calçada para prender alguém. A seu modo, personificava a autoridade maior. Pedidos de guarida, eram atendidos e liberados, mas, indivíduos que apresentassem sinais de marginalidade, eram logo apenados.

Fontes: Imperatriz Histórica